A Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Calheiros tem a sua sede no lugar do Calvário, da freguesia de Calheiros do concelho de Ponte de Lima e tem como objecto principal, providenciar um adequado aproveitamento dos tempos livres dos seus associados, promover iniciativas de realizações culturais, desportivas, estimular a colaboração de outras organizações de igual carácter e afins, promover o folclore, organizar eventos desportivos, culturais e recreativos.  

Colectividade que em 24 de Abril de 1983 teve a sua primeira aparição com uma reunião de um grupo de pessoas (fundadores) desta freguesia com o intuito de formar uma associação de cultura e desporto. Reunidos documentos iniciais e criado documento tipo inicial de consenso geral que deu origem aos estatutos, em 27 de Setembro desse mesmo ano com a escritura pública no cartório notarial de Ponte de Lima, foi efectivamente constituída a Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Calheiros, sendo os estatutos publicados em D.R em 21 de Março de 1986. Com vista a um ajustamento às novas realidades e abrangência do associativismo em geral e especificamente desta Associação, por escritura de 19 de Maio de 2005, publicada em D.R em 23 de Junho de 2005, realizou-se alteração aos estatutos.

Naquele mesmo ano de 1983 da constituição realizou-se a primeira prova de atletismo , então denominada “Prova de Atletismo Mimosa em Flor” integrada em algumas iniciativas levadas e efeito pela Região de Turismo Alto Minho. Foi sem interrupção que desde essa altura esta Associação, em nome do Desporto em geral e do Atletismo em especial, e com grande enlevo e dedicação levou a efeito este evento, reunindo grandes atletas a nível Nacional, celebrando em 2013 a 30ª edição.

Para cativação de associados e angariação de fundos, registam-se a passagem de filmes, realização de magustos e sardinhadas, peças de teatro e peditórios na freguesia.

No ano de 1985 foi formada uma equipa de futebol que começou por participar em torneios de futebol organizados por outras associações, cogitando neste ano a necessidade de construção de um campo de futebol, de uma sede e um polidesportivo.

Com trabalho de voluntários e cedência de terreno por parte da Junta de Freguesia, em 1990 finalmente estava alinhavado um campo de futebol e dá-se a participação desportiva a nível de futebol no campeonato distrital do INATEL, que esta Associação viria a concluir num honroso segundo lugar.

Naquele mesmo ano de 1990, na área cultural estuda-se a criação de um grupo folclórico. Leva-se a efeito uma pesquisa sobre ditos, cantares e trajes pelas gentes da freguesia e iniciam-se ensaios de um grupo de danças e cantares folclóricos, fundando-se assim um grupo folclórico.

Entramos no ano 1991 e foi então que esta Associação preparou e organizou o seu primeiro festival folclórico com a participação de outros dois grupos do concelho. Esta realização surge integrada nas “ Primeiras Jornadas Culturais ” que previa uma “semana cultural”, com muita competição desportiva, com a realização de torneios de sueca, malha, damas, ténis de mesa, uma peça de teatro e um colóquio dedicado à saúde.

No dia 08 de Novembro de 1992 o futebol de Calheiros teve a sua primeira participação a nível federado, fazendo-se representar no 3º escalão da associação de futebol de Viana do Castelo.

No ano de 2000 em face da legislação e da sua natureza, esta associação candidata-se e é reconhecida de cariz juvenil, inscrita no RNAJ (registo nacional de associações juvenis), titulo que ainda agora mantêm, concretizando no ano seguinte o seu grande sonho e projecto, construção da sua sede e polidesportivo, permitindo este a organização de torneios de Futsal o que ainda agora vem fazendo consecutivamente.

Com o grande projecto supra referido no ano de 2001 a equipa de futebol atinge o seu auge em termos participativos ao tornar-se campeã distrital do INATEL. No ano 2007 viria novamente a arrecadar este título, tendo ainda pelo meio ganho uma taça e quatro super taças do INATEL.

29/05/2014

O Presidente, Agostinho Araújo